segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Olá, queridos leitores,
espero que todos tenham passado um excelente feriado,com muita alegria e tranquilidade.
Estava no sítio da minha avó, aquele que comentei sempre passar as festas de final de ano, fui descasar e curtir estes dias com minha família e lá não consegui conectar devido ao sinal estar muito ruim; por tanto tive que ficar longe de vocês.
Hoje queria ao invés de falar sobre o natal ou os presentes By Alessandra Alvarenga que vocês podem encontrar no blog nas postagens anteriores, dividir com vocês uma receitinha deliciosa para o lanche da tarde.

Pão de Queijo By Alessandra Alvarenga:
Ingredientes:
  • 1kg de Polvilho Doce
  • 500g de Polvilho Azedo
  • 25g de sal
  • 800g de queijo canastra curado
  • 200ml de óleo
  • 500ml de água
  • 500ml de leite
  • cerca de 8 ovos
Modo de Preparo:
misturar os polvilhos com o sal e reservar.
levar ao fogo a água e o óleo para ferver e escaldar o polvilho
(escaldar é o processo de jogar gordura ou a mistura de gordura e água fervente sobre o polvilho para espessar o amido presente no mesmo e possibilitar que o pão de queijo tenha textura mais elástica e desenvolva mais.)
misturar bem e esfregar bastante está mistura até que esteja fria.
acrescentar o queijo(ralar metade e picar o restante em quadradinhos pequenos),o leite e amassar.
adicionar os ovos um a  um até o ponto desejado.
A massa de pão de queijo fica úmida pegando um pouco na mão.
para enrolar as bolinhas untar as mãos com um pouco de óleo para facilitar a modelagem.
Assar em forno pré aquecido a 160ºc por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado.
Hummm fica uma delícia!
  • Dicas:
  1. O segredo para um pão de queijo de qualidade está na escolha da marca do polvilho a ser utilizada, pois um polvilho inferior pode comprometer toda a receita.
  2. O queijo também desempenha fator determinante no sucesso da receita,sua textura pode interferir na textura final do pão de queijo, por isso a escolha de queijos meia cura a curados, que possibilitaram um pão de queijo de casca mais fina e crocante.O queijo escolhido também respondem pelo sabor do pãozinho. O fato de colocarmos uma parte deste queijo picadinho, resulta em um pão de queijo com aspecto pintadinho o que é bem característico dessa delícia mineira.
  3. A técnica de escaldar o polvilho com gordura quente ou sua mistura com água fervente é uma herança muito antiga que herdamos de nossos entes que possuíam o hábito de preparar estes tipos de "quitandas" quase que diariamente e que podiam não saber o por que de fazer este processo, mais sabiam todos os segredos de como fazer e o ato de escaldar interfere na textura do miolo, no crescimento do pão de queijo e no seu aspecto visual.
  4. Você pode congelar esta massa, usando a técnica de congelamento em aberto:
faça as bolinhas e desponha  as mesmas em tabuleiro untado, leve ao congelador ou freezer até que estejam totalmente congeladas,bem duras. Retire as bolinhas do tabuleiro e armazene em saquinhos plásticos, bem fechados com o mínimo de ar possível e com a quantidade comum de seu consumo por lanche e coloque uma etiqueta identificando a data de fabricação e de validade.Fazendo este processo certinho, como foi descrito o mesmo pode ser armazenado no freezer por até 3 meses.
      5.  Para fazer deliciosos pães de queijo temperados, você pode acrescentar orégano, ervas finas, bacon frito repicado, linguiça frita repicada entre outras especiarias ou saborizantes desejados, o importante e lembrar que esta quantidade não pode passar de 300g no caso do bacon ou dos outros saborizadores em pedaços e que estes pedaços não podem ser grandes.
      6.  Você também pode fazer o pão de queijo recheado, com frango desfiado, presunto ou outro sabor de sua preferência, lembrando que o mesmo não pode conter água.
      7.  Substituindo metade do queijo por um queijo diferenciado, como parmesão, provolone e outros, você também consegue obter sabores e texturas diferentes variando assim seu lanche e deixando sua mesa de café mais deliciosa.
Espero que tenham gostado da receita de hoje.


2 comentários:

  1. O melhor pão de queijo que já comi!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Bi,sua opinião é importante, pois sei o quanto minha família gosta de um pão de queijo quentinho.beijos

    ResponderExcluir