sábado, 22 de dezembro de 2012

Feliz Nata e um excelente Ano Novo!!!

Faz pouco tempo que começamos a nos comunicar através desta porta que é este blog, mas tem sido uma convivência mais do que agradável e benéfica, gostaria de agradecer a todos os 680 visitantes até o momento e a todos que tiveram o carinho em me dizer o quanto minhas dicas estavam sendo úteis para eles em suas casas ou em suas vidas.

Que neste natal possamos estar mais uma vez unidos,desta vez não através desta porta,mais de algo maior, através do Amor Fraternal, este amor que nasce com a gente e que parece gritar nesta época do ano, que possamos nos lembrar do verdadeiro sentido desta festa e que seja qual for a nossa religião,possamos agradecer a Deus por todas as conquistas,alegrias,força, solidariedade, trabalho, saúde, família que conquistamos e convivemos durante este ano que se passou.



Estarei longe dos teclados,mais com o coração em oração por todos vocês!

e que venha o Ano Novo, com tudo que ele reserva para gente, que seja ainda melhor do que este que se vai,mais principalmente, diferente e que nele estejamos juntos mais uma vez, para conversarmos, trocar dicas e receitas, descobrir coisas novas e sempre aprender mais!





TUDO DE MELHOR PARA VOCÊS!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Vamos continuar nossa viajem pelas cidades turísticas mais procuradas no brasil, nesta época do ano.
A nossa 5ª e última é Florianópolis(SC).


A Cidade
Florianópolis, cidade brasileira capital do Estado de Santa Catarina, conhecida também como "Ilha da Magia". Situa-se no litoral catarinense, e conta com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra parte continental incorporado à cidade em 1927, com a construção da ponte pênsil Hercílio Luz - 820 m de comprimento - que ligou a ilha ao continente. Encontra-se aproximadamente entre 20 e 40 metros de altitude.   

Varrida por ventos muito variáveis, possui um clima subtropical úmido, que se caracteriza pela alternância de verões e invernos, e farta distribuição anual de chuvas. Isto em conjunto com suas 42 praias, contribuiu para que ela se tornar-se a capital turística do mercosul, pois possui um intenso movimento turístico durante todo o verão, principalmente com argentinos, gaúchos e paulistas.

Da mata subtropical, que a revestia originalmente, resta muito pouco, devido à pequena lavoura de subsistência e culturas permanentes, promiscuamente associadas pela população rural, que tem na pesca parcela importante de sua atividade.

O plano da cidade originou-se a partir da Praça XV de Novembro, que se estende até o pé da colina onde se eleva a catedral. A articulação dos bairros e subúrbios faz-se através de ruas ou avenidas, de longo e sinuoso traçado, entre o mar e as encostas dos morros. Apesar das sensíveis  modificações, que construções modernas introduziram, a paisagem urbana guarda ainda muito do aspecto arquitetônico colonial.

Florianópolis é uma das três capitais insulares do Brasil. Vem se  firmando cada vez mais como centro de turismo, graças às praias (Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Armação, e outras) que circulam a ilha e à beleza da Lagoa da Conceição, a 13 Km de distância do centro. Nos arredores da lagoa, são características as rendas de bilros, de tradição açoriana. Entre os monumentos históricos da cidade, destacam-se a casa de Vitor Meireles, os fortes e a catedral metropolitana.

Quando você for a Florianópolis, não pode deixar de conhecer suas igrejas, museus e todos os seus atrativos culturais, segue aí uma listinha:
Atrativos Turísticos Culturais

MUSEUS




ATRATIVOS HISTÓRICOS



FORTALEZAS


IGREJAS




Catedral Metropolitana
A matriz Catedral de Nossa Senhora do Desterro foi edificada no mesmo local onde existiu uma antiga capelinha, erguida em 1678 pelo fundador da cidade, o bandeirante Francisco Dias Velho. A Matriz foi projetada por José da Silva Paes, o primeiro governador da antiga Capitania. Já sofreu várias reformas, a maior em 1922, mas preserva a portada original e, no interior, o arco cruzeiro em cantaria, a elaborada porta de madeira da Capela da Nossa Senhora das Dores e os sete altares, onde predominam as linhas neoclássicas. Existe um expressivo acervo de arte sacra, a escultura “Fuga para o Egito”, talhada no Tírol, Áustria, pelo artista Demetz, em dois blocos de cedro, no tamanho natural e que está na Catedral desde 1902, e um órgão de tubos alemão, é de 1922 e os vitrais, confeccionados em São Paulo, são de 1949. A catedral é patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município.


Mercado Público

O prédio que hoje abriga o Mercado Público de Florianópolis foi construído em frente à Alfândega no ano de 1898, em substituição ao antigo mercado, o qual foi demolido em 1896 após 45 anos de funcionamento. Após ter servido durante 45 anos, a sua demolição deixou um Largo, que foi embelezado, e suas árvores permaneceram até 1917. O atual Mercado Público Municipal foi construído em duas etapas: a primeira, em 1899, contava com apenas uma ala. Em 1915 foi construída em cima de um aterro a segunda ala, bem como as torres, as pontes que as interligam e o vão central. A totalidade da construção conta com 140 boxes, onde encontramos roupas, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanato em cerâmica, palha e vime. No dia 19 de agosto de 2005, por volta das 8h20 da manhã, um incêndio na ala esquerda do Mercado Público destruiu toda a área interna deste lado do complexo. A ala precisou ser inteiramente reconstruída e hoje seu funcionamento já está normalizado. O Mercado Público, importante marco histórico-cultural da cidade, é o coração do centro histórico, palco da reunião de artistas, boêmios e intelectuais, onde se encontra o melhor em pescado fresco e bares e restaurantes para se degustar iguarias especiais e desfrutar de um ambiente informal, alegre e pitoresco, com apresentações artísticas eventuais no pátio central.



Ponte Hercílio Luz

Uma das maiores pontes pênseis do mundo teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. Monumento de elevado valor histórico e paisagístico é o símbolo mais popular da Capital. Representou um marco decisivo para o desenvolvimento de Florianópolis, diminuindo o seu isolamento do restante do território catarinense, pois até então, o acesso à ilha era feito apenas por embarcações. Tem 821 metros de extensão e 339 metros de vão central. As torres metálicas medem 74 metros de altura. Para a época em que foi construída, apresentava várias inovações que a colocaram como obra pioneira e da maior expressão no campo da engenharia, tanto no Brasil quanto no exterior. Desde que foi fechada, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. O pesadelo do desabamento tornou-se constante na vida das pessoas. Esse temor, entretanto, foi eliminado justamente no dia em que a ponte completou 71 anos de idade. A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico. O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da Cidade

Forte Santa Bárbara
O Forte foi construído na segunda metade do século XVIII com alvenaria e pedras, sobre uma ilhota rochosa próxima a praia. Mas no início do século XX os aterros envolveram a ilhota, ligando-a à Ilha de Santa Catarina. 
O forte destinava-se a evitar a passagem de piratas pelo canal do Estreito e a proteger a antiga Vila de Nossa Senhora do Desterro. Devido a sua localização, bem no Centro da capital, acabou se tornando um obstáculo para a cidade que se modernizava, estando prestes a ser demolido. Representantes da cidade impediram a derrubada do Forte, que em 1840 foi transformado em um Hospital Militar. Em 1874 teve sua construção remodelada, para servir de sede à Capitania dos Portos de Santa Catarina, que se instalou em 1875. Em 1984, o forte e sua área de 5.086 m² foram tombados como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. De propriedade da Marinha do Brasil, o Forte Santa Bárbara foi cedido à Prefeitura de Florianópolis em julho de 2000, após negociações junto ao Comando do 5º Distrito Naval. A cessão do imóvel envolveu como contra partida a construção da nova sede da Capitania dos Portos, que até 1998 estava instalada no forte e foi transferida para a região continental.
O Forte Santa Bárbara abriga atualmente a Fundação Franklin Cascaes, uma casa cultural.

Mais os passeios mais procurados, são sem dúvida nenhuma,os atrativos Naturais, as mais de 100 belas práias.
Atrativos Naturais - Praias
Considerava-se que Florianópolis tinha 42 praias. Para surpresa geral, a Ilha possui mais de 100 praias! Neste link mostraremos fotos e algumas informações sobre as principais praias da Ilha. Divirta-se!

Mapa de Praias


Praias do Norte



Praias do Leste



Praias do Sul


Barra da Lagoa
A Praia da Barra da Lagoa é uma praia de mar aberto porém tem tranquilidade de águas, pois a correnteza do canal da barra provoca uma freajem das ondas, tornando-as suaves. É uma praia de águas piscosas, de baixa salinidade pela mistura da água doce vinda da Lagoa. Sua areia é branca e fina.

Extensão: 650 metros.
Sambaqui
Tradicional e histórica praia de Florianópolis. Possui vários pequenos trechos. Suas areias cobrem um sambaqui
Armação
Com larga faixa de areias brancas e finas, ondas serenas, em alguns trechos, e agitadas em outro ao Norte, e propicia para o Surf. Suas águas são límipidas, porém são frias. Localizada a 22 km do centro de Florianópolis.

Extensaão: 3.200 metros.
Ingleses
É uma praia oceânica, virada para o norte, extensa, com fortes e longas ondas, areia finíssima, branca e limpa. Suas águas são cristalindas e de temperatura agradável. Tornou-se grande centro turístico do sul do Brasil.

Extensão: 4.830 metros.

Os parques também são um atrativo a mais, alguns com lindas lagoas
arques Municipais
Em lista, a relação dos Parques Municipais de Florianópolis:

  • Parque Municipal da Lagoa do Peri
  • Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição
  • Parque Municipal da Galheta
  • Parque Municipal da Lagoinha do Leste
  • Parque Minicipal do Córrego Grande (Urbano)
  • Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi (Urbano)
  • Parque Estadual da Serra do Tabuleiro - Porção Insular (Naufragados)
  • Parque Estadual do Rio Vermelho
  • APP do Morro da Lagoa da Conceição
  • APP da Costa da Lagoa da Conceição
  • APP das Dunas dos Ingleses
  • Morro da Cruz

Lagoa da Conceição

Florianópolis é mesmo um a bela cidade, vista de baixo ou vista de cima.
 


Abaixo segue alguns vídeos para você conhecer melhor esta cidade, que possui excelente qualidade de vida, gastronomia de primeira e uma gente super educada!

As passagens para Florianópolis nesta época do ano estão na faixa R$3.054,00 para 2 pessoas, incluso passagem de avião de ida e volta,hospedagem em hotel 3 estrelas com café da manhã e passeio turísticos. Este valor pode ser parcelado em 10X nos Cartões de Crédito.
Bem espero que tenham gostado e que eu possa ter ajudado vocês a escolherem seus destinos para próxima viajem ou pelo menos a conhecer um pouco mais sobre as belezas de nosso Brasil.