A nossa 5ª e última é Florianópolis(SC).
A Cidade
Florianópolis, cidade brasileira capital do Estado de Santa Catarina, conhecida também como "Ilha da Magia". Situa-se no litoral catarinense, e conta com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra parte continental incorporado à cidade em 1927, com a construção da ponte pênsil Hercílio Luz - 820 m de comprimento - que ligou a ilha ao continente. Encontra-se aproximadamente entre 20 e 40 metros de altitude.
Varrida por ventos muito variáveis, possui um clima subtropical úmido, que se caracteriza pela alternância de verões e invernos, e farta distribuição anual de chuvas. Isto em conjunto com suas 42 praias, contribuiu para que ela se tornar-se a capital turística do mercosul, pois possui um intenso movimento turístico durante todo o verão, principalmente com argentinos, gaúchos e paulistas.
Da mata subtropical, que a revestia originalmente, resta muito pouco, devido à pequena lavoura de subsistência e culturas permanentes, promiscuamente associadas pela população rural, que tem na pesca parcela importante de sua atividade.
O plano da cidade originou-se a partir da Praça XV de Novembro, que se estende até o pé da colina onde se eleva a catedral. A articulação dos bairros e subúrbios faz-se através de ruas ou avenidas, de longo e sinuoso traçado, entre o mar e as encostas dos morros. Apesar das sensíveis modificações, que construções modernas introduziram, a paisagem urbana guarda ainda muito do aspecto arquitetônico colonial.
Florianópolis é uma das três capitais insulares do Brasil. Vem se firmando cada vez mais como centro de turismo, graças às praias (Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Armação, e outras) que circulam a ilha e à beleza da Lagoa da Conceição, a 13 Km de distância do centro. Nos arredores da lagoa, são características as rendas de bilros, de tradição açoriana. Entre os monumentos históricos da cidade, destacam-se a casa de Vitor Meireles, os fortes e a catedral metropolitana.
Quando você for a Florianópolis, não pode deixar de conhecer suas igrejas, museus e todos os seus atrativos culturais, segue aí uma listinha:
Atrativos Turísticos Culturais
MUSEUS
- PALÁCIO CRUZ E SOUZA
- MUSEU VICTOR MEIRELLES
- MUSEU DE ARMAS MAJOR LARA RIBAS
- MUSEU DO HOMEM DO SAMBAQUI
- ECO MUSEU DO RIBEIRÃO
- MUSEU UNIVERSITÁRIO OSWALDO RODRIGUES CABRAL
- MUSEU O MUNDO OVO DE ELI HEIL
- MUSEU SACRO - CAPELA MENINO DEUS
- CASA DA MEMÓRIA
- MUSEU ARQUEOLÓGICO AR LIVRE COSTÃO DO SANTINHO
- MUSEU CONTADOR RENATO GONÇALVES
- FUNDAÇÃO HASSIS
- MEMORIAL DO CENTRO EDUCACIONAL MENINO JESUS
- MUSEU DA ESCOLA CATARINENSE
- MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (CIC)
- MUSEU DA ARTE DE SANTA CATARINA (CIC)
- MUSEU DO JUDICIÁRIO CATARINENSE
- MUSEU DO PRESÉPIO
ATRATIVOS HISTÓRICOS
- PRAÇA XV DE NOVEMBRO
- FIGUEIRA CENTENÁRIA
- TEATRO ÁLVARO DE CARVALHO
- ALFÂNDEGA
- MERCADO PÚBLICO
- PONTE HERCÍLIO LUZ
- CASARIO DA RUA MENINO DEUS
- ENGENHO CAMINHO DOS AÇORES
- SOBRADOS OITOCENTISTAS
- ANTIGA CÂMARA MUNICIPAL
- PRAÇA FERNANDO MACHADO
FORTALEZAS
- FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DA PONTA GROSSA
- FORTALEZA DE SANTA CRUZ - ANHATOMIRIM
- FORTALEZA SANTO ANTÔNIO DE RATONES
- FORTE SANTANA
- FORTE SANTA BÁRBARA
IGREJAS
- CATEDRAL METROPOLITANA
- IGREJA DE SÃO FRANCISCO
- IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO
- CAPELA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
- IGREJA NOSSA SENHORA DA LAPA
- CAPELA MENINO DEUS
- IGREJA NOSSA SENHORA DAS NECESSIDADES
Catedral Metropolitana
A matriz Catedral de Nossa Senhora do Desterro foi edificada no mesmo local onde existiu uma antiga capelinha, erguida em 1678 pelo fundador da cidade, o bandeirante Francisco Dias Velho. A Matriz foi projetada por José da Silva Paes, o primeiro governador da antiga Capitania. Já sofreu várias reformas, a maior em 1922, mas preserva a portada original e, no interior, o arco cruzeiro em cantaria, a elaborada porta de madeira da Capela da Nossa Senhora das Dores e os sete altares, onde predominam as linhas neoclássicas. Existe um expressivo acervo de arte sacra, a escultura “Fuga para o Egito”, talhada no Tírol, Áustria, pelo artista Demetz, em dois blocos de cedro, no tamanho natural e que está na Catedral desde 1902, e um órgão de tubos alemão, é de 1922 e os vitrais, confeccionados em São Paulo, são de 1949. A catedral é patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município.
Mercado Público
O prédio que hoje abriga o Mercado Público de Florianópolis foi construído em frente à Alfândega no ano de 1898, em substituição ao antigo mercado, o qual foi demolido em 1896 após 45 anos de funcionamento. Após ter servido durante 45 anos, a sua demolição deixou um Largo, que foi embelezado, e suas árvores permaneceram até 1917. O atual Mercado Público Municipal foi construído em duas etapas: a primeira, em 1899, contava com apenas uma ala. Em 1915 foi construída em cima de um aterro a segunda ala, bem como as torres, as pontes que as interligam e o vão central. A totalidade da construção conta com 140 boxes, onde encontramos roupas, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanato em cerâmica, palha e vime. No dia 19 de agosto de 2005, por volta das 8h20 da manhã, um incêndio na ala esquerda do Mercado Público destruiu toda a área interna deste lado do complexo. A ala precisou ser inteiramente reconstruída e hoje seu funcionamento já está normalizado. O Mercado Público, importante marco histórico-cultural da cidade, é o coração do centro histórico, palco da reunião de artistas, boêmios e intelectuais, onde se encontra o melhor em pescado fresco e bares e restaurantes para se degustar iguarias especiais e desfrutar de um ambiente informal, alegre e pitoresco, com apresentações artísticas eventuais no pátio central.
Ponte Hercílio Luz
Uma das maiores pontes pênseis do mundo teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. Monumento de elevado valor histórico e paisagístico é o símbolo mais popular da Capital. Representou um marco decisivo para o desenvolvimento de Florianópolis, diminuindo o seu isolamento do restante do território catarinense, pois até então, o acesso à ilha era feito apenas por embarcações. Tem 821 metros de extensão e 339 metros de vão central. As torres metálicas medem 74 metros de altura. Para a época em que foi construída, apresentava várias inovações que a colocaram como obra pioneira e da maior expressão no campo da engenharia, tanto no Brasil quanto no exterior. Desde que foi fechada, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. O pesadelo do desabamento tornou-se constante na vida das pessoas. Esse temor, entretanto, foi eliminado justamente no dia em que a ponte completou 71 anos de idade. A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico. O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da Cidade
Forte Santa Bárbara
O Forte foi construído na segunda metade do século XVIII com alvenaria e pedras, sobre uma ilhota rochosa próxima a praia. Mas no início do século XX os aterros envolveram a ilhota, ligando-a à Ilha de Santa Catarina.
O forte destinava-se a evitar a passagem de piratas pelo canal do Estreito e a proteger a antiga Vila de Nossa Senhora do Desterro. Devido a sua localização, bem no Centro da capital, acabou se tornando um obstáculo para a cidade que se modernizava, estando prestes a ser demolido. Representantes da cidade impediram a derrubada do Forte, que em 1840 foi transformado em um Hospital Militar. Em 1874 teve sua construção remodelada, para servir de sede à Capitania dos Portos de Santa Catarina, que se instalou em 1875. Em 1984, o forte e sua área de 5.086 m² foram tombados como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. De propriedade da Marinha do Brasil, o Forte Santa Bárbara foi cedido à Prefeitura de Florianópolis em julho de 2000, após negociações junto ao Comando do 5º Distrito Naval. A cessão do imóvel envolveu como contra partida a construção da nova sede da Capitania dos Portos, que até 1998 estava instalada no forte e foi transferida para a região continental.
O Forte Santa Bárbara abriga atualmente a Fundação Franklin Cascaes, uma casa cultural.
Mais os passeios mais procurados, são sem dúvida nenhuma,os atrativos Naturais, as mais de 100 belas práias.
Atrativos Naturais - Praias
Considerava-se que Florianópolis tinha 42 praias. Para surpresa geral, a Ilha possui mais de 100 praias! Neste link mostraremos fotos e algumas informações sobre as principais praias da Ilha. Divirta-se!
Mapa de Praias
Praias do Norte
- Canasvieiras
- Brava
- Ingleses
- Cachoeira do Bom Jesus
- Cacupé Pequeno e Grande
- Jurerê
- Ponta das Canas
- Santinho
- Daniela
- Praia do Forte
- Santo Antônio de Lisboa
- Lagoinha
- Sambaqui
Praias do Leste
Praias do Sul
- Armação
- Matadeiro
- Campeche
- Ribeirão da Ilha
- Morro das Pedras
- Açores
- Pântano do Sul
- Solidão
- Naufragados
- Lagoinha do Leste
Barra da Lagoa
A Praia da Barra da Lagoa é uma praia de mar aberto porém tem tranquilidade de águas, pois a correnteza do canal da barra provoca uma freajem das ondas, tornando-as suaves. É uma praia de águas piscosas, de baixa salinidade pela mistura da água doce vinda da Lagoa. Sua areia é branca e fina.
Extensão: 650 metros.
Sambaqui
Tradicional e histórica praia de Florianópolis. Possui vários pequenos trechos. Suas areias cobrem um sambaqui
Armação
Com larga faixa de areias brancas e finas, ondas serenas, em alguns trechos, e agitadas em outro ao Norte, e propicia para o Surf. Suas águas são límipidas, porém são frias. Localizada a 22 km do centro de Florianópolis.
Extensaão: 3.200 metros.
Ingleses
É uma praia oceânica, virada para o norte, extensa, com fortes e longas ondas, areia finíssima, branca e limpa. Suas águas são cristalindas e de temperatura agradável. Tornou-se grande centro turístico do sul do Brasil.
Extensão: 4.830 metros.
Os parques também são um atrativo a mais, alguns com lindas lagoas
arques Municipais
Em lista, a relação dos Parques Municipais de Florianópolis:
- Parque Municipal da Lagoa do Peri
- Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição
- Parque Municipal da Galheta
- Parque Municipal da Lagoinha do Leste
- Parque Minicipal do Córrego Grande (Urbano)
- Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi (Urbano)
- Parque Estadual da Serra do Tabuleiro - Porção Insular (Naufragados)
- Parque Estadual do Rio Vermelho
- APP do Morro da Lagoa da Conceição
- APP da Costa da Lagoa da Conceição
- APP das Dunas dos Ingleses
- Morro da Cruz
Lagoa da Conceição
Florianópolis é mesmo um a bela cidade, vista de baixo ou vista de cima.
Abaixo segue alguns vídeos para você conhecer melhor esta cidade, que possui excelente qualidade de vida, gastronomia de primeira e uma gente super educada!
As passagens para Florianópolis nesta época do ano estão na faixa R$3.054,00 para 2 pessoas, incluso passagem de avião de ida e volta,hospedagem em hotel 3 estrelas com café da manhã e passeio turísticos. Este valor pode ser parcelado em 10X nos Cartões de Crédito.
Bem espero que tenham gostado e que eu possa ter ajudado vocês a escolherem seus destinos para próxima viajem ou pelo menos a conhecer um pouco mais sobre as belezas de nosso Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário